Vinhos verdes, uma excelente opção em dias de calor

Outubro está chegando e com ele, o calor vem aí. E vem, segundo meteorologistas, mais forte que em anos anteriores. Quem pensa que o vinho só é degustado no inverno está enganado. Vale lembrar dos Vinhos Verdes que, por serem leves, frescos e pouco alcoólicos, tornam-se uma excelente opção. E o melhor que dentre os diferentes vinhos disponíveis no mercado, estes costumam ter uma ótima relação custo X benefício. As opções na adega do Empório Pirana são variadas.

Vinho verde é uma denominação de origem controlada, ou seja, é uma região vitivinícola demarcada, situada na província do Minho, no noroeste de Portugal. Considerando sua área geográfica, a D.O.C. Vinho Verde é a maior região demarcada portuguesa e também uma das maiores da Europa. A demarcação oficial ocorreu em 18 de setembro de 1908, sendo uma das mais antigas do país, com 111 anos.

Há indícios que os vinhos verdes teriam sido os primeiros exemplares portugueses a serem exportados para o mercado europeu. Nos séculos XVI e XVII, os vinhos dessa área eram levados com frequência para o norte da Europa. Esse deslocamento era feito por barcos que transportavam bacalhau e os produtos manufaturados para o sul.

Essa região que sofre, positivamente, com a influência atlântica, possui solos, em sua maioria, graníticos, e temperaturas amenas, resultando em condições ideais para produzir vinhos leves e com boa acidez.

Você deve estar se perguntando a origem do nome da região, já que descobriu que o vinho não é verde. Esse nome remete à paisagem natural do local, dominantemente verde. Mas além da característica da região, o nome também expressa o estilo dos vinhos locais, que destacam frescor e leveza, que em uma alusão à juventude são denominados verdes, ou seja, são opostos aos vinhos mais encorpados e complexos.

A boa acidez, a leveza, o toque frutado e floral são algumas das características típicas dos vinhos da D.O.C. Vinho Verde, que desde 1959 adiciona em cada garrafa um selo oficial de garantia de origem.

Fonte: Winepedia
Crédito da Foto: Reprodução Internet