Chile: um vinhedo holístico, uma experiência marcante

O Empório Pirana esteve no Chile para conhecer um vinhedo muito especial. Trata-se do Vik. Um vinhedo holístico que cria vinhos de excelente qualidade, localizado em 4300 hectares de natureza, com uma adega, restaurante e hotel de arquitetura excepcional. O proprietário do Empório, Rogério Pirana, esteve no local e foi recebido pelo enólogo Cristiàn Vallejo. Os rótulos podem ser encontrados com exclusividade na adega Pirana.

 

A história

Alexander Vik foi um empresário norueguês que partiu para criar um vinhedo excepcional em 2004 para produzir um vinho único.

Para atingir esse objetivo e encontrar o melhor local, eles reuniram uma equipe de enólogos, climatologistas, geólogos, vinicultores e agrônomos para realizar uma pesquisa na América do Sul. A escolha da melhor área e as condições climáticas ótimas para a viticultura o levaram a adquirir 4325 hectares no Chile em 2006.

O lugar escolhido foi o Vale de Millahue, chamado pelos Índios ‘Lugar de Oro’.

E é lá que nasceu a VIK, uma vinha que incorpora a fusão perfeita entre homem, experiência, terra, clima e alta tecnologia.

A vinha ou ‘Lugar de Oro’ está localizado dentro do vale entre inúmeros córregos, oferecendo uma variedade de terroir incomparável, pequenos microclimas cada um com diferentes exposições e sempre banhados por uma fresca brisa costeira. A Vik é considerada a melhor vinha da América do Sul.